out
4

PROJETO COPA DO MUNDO MOBILIZA SOCIEDADE PARA PROTEÇÃO DA INFÂNCIA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Promover uma Agenda de Convergência com o objetivo de propor, executar e monitorar ações de prevenção às violações de direitos de crianças e adolescentes durante os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo. Este é um dos princípios que norteia o Projeto Copa, iniciativa da Childhood Brasil. O Projeto foi apresentado durante o 7º Encontro Empresarial do Programa Na Mão Certa, recentemente, e agora está sendo levado a outros setores da sociedade brasileira.


O Projeto Copa foi formulado a partir de subsídios como a pesquisa Exploração Infantil e a Copa do Mundo: estudo dos riscos e das intervenções de proteção, realizada pela professora Celia Brackenridge, da Universidade Brunel (Inglaterra), com apoio da OAK Foundation. Segundo o estudo, alguns dos riscos referem-se ao ritmo acelerado das obras, extensão às férias escolares sem supervisão ou programação especial, trabalho infantil, deslocamento forçado em função de obras de infraestrutura, exploração sexual e tráfico humano. A pesquisa, realizada por meio da revisão de informação disponível (cerca de 300 publicações), considerou estudos de caso e promoveu consultas a mais de 70 grupos interessados.


As ações preventivas para evitar que os direitos de crianças e adolescentes sejam violados são imediatas e devem passar pelo estabelecimento de coalizões de parceiros para assegurar que a proteção à infância seja prioridade e que o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes ganhe visibilidade. A agenda comum deve incluir um monitoramento sólido e planos de avaliação, desde o início das intervenções. As crianças também devem ser envolvidas e ouvidas no projeto de prevenção. Todas as intervenções direcionadas à proteção infantil devem ser formalizadas.


O setor empresarial está sendo mobilizado para integrar as ações preventivas ligadas à Agenda de Convergência, em construção por um Grupo Intersetorial composto pelo setor público (representado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), várias organizações da sociedade civil e organismos internacionais, como o Unicef e a Organização Internacional do Trabalho.


A Agenda de Convergência já resultou na construção de um Plano de Ação para a Copa do Mundo, no desenvolvimento de uma campanha comum (denominada “Não Desvie o Olhar”), na criação de Comitês Locais pela Proteção à Infância nas 12 cidades-sede, na equipagem mínima dos 12 Conselhos Tutelares das 12 cidades-sede e na criação de um Grupo de Trabalho de Indicadores, formado pela Childhood, Unicef, Secretaria de Direitos Humanos e Fundação Itaú Social.


O Projeto Copa, especificamente, já realizou e prevê novas ações em três eixos: influenciar ações pela proteção à infância nas cidades-sede, aumentar a visibilidade da causa e engajar o setor privado na causa. Entre as ações previstas estão a contribuição para a construção dos indicadores do Plano de Ação da Agenda da Convergência, o fortalecimento dos projetos de mobilização/comunicação liderados por jovens e o desenvolvimento de campanha envolvendo, principalmente, o setor de turismo.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: