abr
16

PROJOVEM ADOLESCENTE DE OLINDA ESTÁ A PÃO E ÁGUA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Como pode, trabalhadores que realizaram seus serviços de maneira exemplar em detrimento aos riscos da própria segurança, já que muitos adentram sem qualquer proteção em comunidades onde o índice de violência é gritante, estarem desde 2012 sem receber os seus salários? Isso é o que está acontecendo em Olinda, com os orientadores e oficineiros do Projovem Adolescente. Eles ainda não viram a cor do dinheiro em 2013, porquanto muitos abandonaram os coletivos, prejudicando esse programa social em nosso município. 

A situação se agravou quando, há cerca de duas semanas, numa reunião que tinha por objetivo acalmar os ânimos dos profissionais, um representante da Prefeitura de Olinda tentou justificar a falta de pagamento com o argumento de que isso se dava devido “o risco de o prefeito pagar uma multa altíssima”, já que nenhum deles (orientadores e oficineiros) possui qualquer vínculo empregatício com a prefeitura. Ou seja, os profissionais podem pagar multas por falta de pagamento pelos débitos pessoais que não conseguem quitar em consequência de não receberem seus proventos, mas a prefeitura não pode pagar multa por incompetência administrativa!.

No início do funcionamento, o Projovem Adolescente de Olinda pagava uma bolsa aos adolescentes, algo em torno de R$ 100,00, e oferecia, além de conhecimento técnico e de relacionamento, um  lanche, o que estimulava a adesão ao programa, já que muitos sequer tinham o que comer em casa. Com o tempo esses benefícios foram cortados, mas o programa resistiu, ao certo por causa do comprometimento dos profissionais que estavam mais próximos aos jovens e que conquistaram a confiança deles. Todavia, isso corre o risco de acabar, pois, desestimulados e sem dinheiro nem para o transporte, orientadores e oficineiros abandonaram os coletivos, prejudicando de vez esse excelente programa do Governo Federal em Olinda.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público alvo constitui-se de jovens cujas famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social.

Numa época em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), apoiado pela mídia, lidera uma cruzada pela diminuição da maioridade penal em nosso país, jogando para debaixo do tapete um problema social que é de responsabilidade política, a Prefeitura de Olinda parece cooperar para que lancemos aos leões essa juventude, que mais do que punição, necessita de atenção e educação.

Leia:

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: