fev
19

Prisão de deputado pode ser mantida, mas com aquele “jeitinho brasileiro”

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags

O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e referendada por unanimidade, pelo plenário da Corte, pode não contar com o apoio dos seus colegas da Câmara para deixar a jaula no Batalhão Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ).

Quando um deputado é preso a Câmara Federal precisa analisar no plenário se aceita ou não a prisão. A decisão é tomada por maioria absoluta dos deputados. Ou seja, 257 votos dos 513. Se a Câmara não aceitar, o Judiciário é informado e o parlamentar é solto.

Os deputados devem se reunir hoje (19) para votar e a decisão pode não ser a esperada por Silveira que, em vídeo divulgado na internet, fez ofensas aos ministros do STF. Mas como há o famoso “jeitinho brasileiro”, logo, logo ele estará livre. O atual cenário é o seguinte, descrito ontem (18), pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao presidente Bolsonaro:

  • – Votação: hoje. 
  • Pressão do STF: a cúpula do Centrão, hoje no comando da Câmara, está morrendo de medo de afrontar o Supremo, cuja votação de 11 a 0 foi para manter o deputado preso.
  • Prisão mantida: o sentimento geral é de que o plenário da Câmara pode manter a prisão. Não haveria 257 votos para liberar o deputado da cadeia.
  • Solução negociada: sendo mantida a prisão, o passo seguinte é tentar negociar alguma liberação controlada de Daniel Silveira. Por exemplo, com medidas restritivas como não usar redes sociais, não se aproximar do STF ou até ficar com tornozeleira eletrônica.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: