maio
5

PRÓSTATA: UM QUINTO DOS HOMENS RECUSA EXAME

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

O Centro de Referência em Saúde do Homem, Maior serviço público de urologia de São Paulo, atendeu 15 mil pacientes para consultas de oncologia e patologias da próstata em 2011. Desse total, 20% se recusaram a passar pelo exame retal para diagnóstico do câncer de próstata. Mas o coordenador do centro, Cláudio Murta, explica que certos tipos de tumores só são detectados por meio do exame do toque, como é popularmente conhecido.

Segundo ele, existe uma questão cultural de os homens acharem que, ao fazer o toque retal da próstata, vão perder a masculinidade e, por isso os pacientes evitam o exame. Há ainda, segundo o médico, outros fatores, também culturais, que fazem com que o homem não cuide da saúde. “Um dele é, por ser o provedor da casa, não querer faltar ao trabalho”.

O especialista diz que a identificação da doença nos estágios iniciais facilita o tratamento e o torna menos invasivo. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer um check-up anual. “Podemos afirmar que os homens estão mais conscientes e, por influência da esposa e dos filhos, buscam mais ajuda médica. Mesmo assim, eles ainda vivem menos do que as mulheres” diz Murta, ao alertar que o público masculino precisa dar mais atenção à saúde.

Fonte: Agência Brasil

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: