dez
1

PSB encolhe em Pernambuco. MDB, Republicanos, Avante e PP crescem

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eleições 2020     Tags , ,

Levantamento realizado pelo G1-PE constata que, concluídas as eleições 2020 em Pernambuco, o PSB do governador Paulo Câmara, diminuiu de tamanho no mapa eleitoral do Estado. O partido, que tinha o comando de 68 prefeituras, perdeu 15 e agora tem 53. Mesmo assim, continua com o maioria.

O MDB teve um crescimento após o resultado das urnas e se tornou o segundo partido com maior número de prefeitos eleitos no Estado. Tinha 17 prefeituras em 2016 e passou para 22. No país, o partido lidera o ranking de prefeitos eleitos.

O Republicanos, o Avante e o PP foram os partidos que mais cresceram percentualmente em Pernambuco, desde as eleições em 2016. O Republicanos (ex-PRB), que não tinha nenhuma prefeitura em 2016, agora em 2020 ganhou 12. O Avante (ex-PTdoB), que na disputa passada não elegeu prefeitos, agora conquistou 10 prefeituras. Já o PP passou de quatro, para 16 prefeituras. O PSL tinha o comando de um município e agora conquistou cinco.

Registradas, também, quedas de partidos de esquerda: o PT, que tinha sete prefeituras, agora vai comandar cinco. O PDT, que tinha seis, ficará com a metade (três). Já partidos tradicionais de centro-direita, tiveram quedas significativas: o PL (antigo PR), de 20 para nove prefeituras; o PTB, de 17 para cinco; e o PSDB, de 13 para cinco.

Não conquistaram prefeituras em 2016 e agora saíram vitoriosos foram o Podemos (fusão do PTN e PHS), com três cidades; o Cidadania (ex-PPS), com duas; o PCdoB (02) e o PSC (01), além de Republicanos e Avante, já citados anteriormente .

Ficaram sem comando de prefeituras o PMN, que antes tinha duas; o PRP (incorporado ao Patriotas), que também perdeu as duas; o PHS (incorporado ao Podemos), o PTC e o Patriotas (fusão do PEM e PRP).

O levantamento do G1 não considera os candidatos a prefeito sub judice, que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Seis cidades de Pernambuco estão nessa situação: Tuparetama, Palmares, Capoeiras, Palmeirina, Itamaracá e Pesqueira. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: