out
2

Quantos partidos deverão eleger vereadores em Olinda?

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

A campanha de rua e a propaganda eleitoral mal começaram e “observadores” da política olindense já começam a fazer as contas para a eleição de vereadores e renovação na Casa Bernardo Vieira de Melo. Puro exercício de futurologia.

Diferentemente do que ocorreu em 2016, quando o Professor Lupércio (Solidariedade) se elegeu prefeito sem conseguir emplacar nenhum vereador, na eleição de 2020 (reelegendo-se ou não) o grupo aliado do prefeito deve fazer a maioria na Câmara de Vereadores, segundo a previsão de um desses observadores.

De acordo com ele, seis dos 11 partidos aliados do prefeito (Solidariedade, PSDB, Patriota, PSC, Cidadania, PMB, Democratas, PSD, Podemos, PL e Republicanos) devem eleger vereadores. Os outros cinco brigarão pelas sobras dos votosMas lembre-se, leitor: nada disso é oficial. São apenas previsões, prognósticos, elucubrações, opiniões e cogitações.

Para os cálculos, ele toma como base o coeficiente eleitoral de 2016, que foi de 11.400 votos – com 194.550 votos válidos. Mas há aqueles que acreditam que, por conta da pandemia do covid-19, a abstenção aumentará e o coeficiente eleitoral deverá cair e ficar entre 9,5 mil e 10 mil votos. Se esta segunda previsão se confirmar, o cálculo do primeiro vai por água abaixo.

Nessa previsão, nada oficial, 11 partidos terão representação garantida na Câmara de Vereadores. Outros irão brigar pelas sobras dos votos. Um detalhe: o Solidariedade, que atualmente tem quatro vereadores (Graça Fonseca não disputará a reeleição), deverá eleger apenas dois e brigar por uma terceira vaga.

Na previsão do futurólogo, os 11 partidos que devem eleger vereadores são os seguintes:

  • Solidariedade: 02 vereadores – brigando por uma terceira vaga
  • PCdoB: 01 vereador
  • PL: 01 vereador
  • MDB: 01 vereador
  • PSC: 01 vereador
  • PSD: 01 vereador
  • PDT: 01 vereador
  • PSL: 01 vereador
  • Cidadania: 01 vereador
  • PMN: 01 vereador
  • PMB: 01 vereador

Doze vereadores serão eleitos direto (pelo coeficiente eleitoral). As outras cinco vagas deverão ser ocupadas pela média, pelo critério da sobra de votos e desempenho dos partidos nas urnas. Na disputa estarão o PSDB, PTC, PT, Patriota, PSOL, Republicanos, PSB e PRTB. Também estarão na briga por mais uma vaga, o Solidariedade, PSC, MDB, PMB, PL, PSD e PDT.

Aguardemos o resultado das urnas, no dia 15 de novembro. Quem viver, verá… e que venham outros prognósticos.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: