mar
28

QUARESMA E PÁSCOA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Após o Carnaval, a Igreja Católica inicia o período da Quaresma. São 40 dias, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Enquanto a religião católica vive o momento litúrgico, seguindo o tradicional jejum e as missas especiais, em outras crenças essa é uma ocasião como qualquer outra e não altera em nada os demais rituais.

Para os católicos, a Quaresma é o tempo litúrgico de conversão que a Igreja marca em preparação para a Páscoa, celebração cristã que lembra a ressurreição de Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu até sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. Segundo a crença cristã, é o tempo para se arrepender dos pecados e de empenhar mudanças.

“Para a Igreja Católica, a Páscoa e o Natal são os períodos de maior importância para a Igreja, um significando o nascimento de Jesus e o outro a Paixão e Ressureição”, lembra o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, afirmando que “a Páscoa é a passagem para uma vida nova”.

Na quinta-feira da Paixão tem início o Trido Pascoal, lembrando o dia em que Jesus se reuniu com os Apóstolos. “Hoje em dia a missa dos óleos é realizada na quinta-feira. Todos os padres que fazem parte da Arquidiocese participam da cerimônia. No mesmo dia acontece o ‘Lava Pés’, onde 12 pessoas terão os pés banhados, ação que simboliza os 12 apóstolos”, conta Dom Fernando.

Em outros ramificações religiosas, como na Igreja Batista, os quarenta dias da Quaresma são tidos como normais. Não existem atividades especiais dentro do calendário. O mesmo acontece na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, onde os seguidores indicam a Bíblia como justificativa para não seguir os rituais do período.

“Na Bíblia Sagrada nós não observamos algo que venha ressaltar esse período, como os dias de jejum, santificação, purificação e caridade. De uma maneira geral, procuramos viver isso todos os dias do ano, não somente num período pré-determinado”, observa o pastor Isaías Belini de Castro.

Sobre a prática do jejum, o pastor também relembra uma passagem bíblica. “O apóstolo Pedro certa vez disse: não é aquilo que se ingere que o contamina, mas aquilo que sai dele. Aquilo que ele profere com a sua boca”, justifica sobre o fato de os seguidores da religião não terem o costume de praticar o jejum.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: