out
24

Quem são os (quase) desconhecidos candidatos a vice-prefeito de Olinda?

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags ,

Numa campanha política municipal, são eles quem menos aparecem, quem menos falam, quem nunca são chamados para debates ou entrevistas. Nas peças publicitárias dos candidatos a prefeito, os seus nomes aparecem de lado, com letras bem menores e sem nenhum destaque. Eles são os candidatos a vice-prefeito. Alguns deles, os eleitores nem conhecem e nunca ouviram falar. É como se tivessem caído de paraquedas na cidade. Chegaram apenas para o arrumadinho da chapa majoritária ou para atender aos interesses de um cacique político.

Olinda tem dez candidatos a prefeito. Dos candidatos à vaga de vice-prefeito (duas são mulheres) há, sim, aqueles que os olindenses apostam que nunca moraram na cidade e são incapazes de se deslocar a alguma comunidade da periferia sem o risco de se perderem no caminho. Mas há, também, aqueles que são mais conhecidos do que o cabeça da chapa.

Desconhecidos ou forasteiros, eles atendem a exigência da lei eleitoral (Lei 9.504/97): possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição há pelo menos seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo. É bom conhecê-los; às vezes eles assumem o lugar do titular. Temos alguns exemplos na história recente do Brasil: José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

Os candidatos a vice-prefeito de Olinda são: 

Walter Costa Marques Ferreira (Rede Sustentabilidade) é o vice de Marcos Freire Júnior. Walter Ferreira tem 62 anos, é advogado e servidor público municipal desde 1986. Participa de movimentos sociais e discussões relativas ao bem estar da cidade: é membro do Conselho da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca), onde foi dirigente em várias gestões; e diretor da Associação Horto d’El Rey, que luta pela preservação daquele bosque. De 1993 até 2001, foi assessor jurídico da Colônia de Pescadores Z-4 e atualmente é advogado da Assistência Judiciária Municipal. Desde 1973, reside na Rua do Amparo, no Sítio Histórico. Ainda criança, entre 1970 e 1973, morou nos Milagres e no bairro de Ouro Preto. Cursou o então “ginasial” e “científico” no Colégio Estadual de Olinda e posteriormente ingressou na Faculdade de Direito de Olinda, então na Rua de São Bento, onde obteve o título de bacharel em Direito. 

Samuel Herculano (PSOL), companheiro de chapa de Guto Santa Cruz (PDT), tem 43 anos e é morador do bairro de Águas Compridas. Foi um dos fundadores da legenda em Olinda e faz parte da direção partidária municipal. Militante do Movimento Negro Unificado (Círculo Palmarino), atua como articulador comunitário em Águas Compridas e no Alto da Bondade. Milita nos movimentos por moradia, como o MTST, e com as organizações de trabalhadores do comércio informal. Samuel já foi comerciante informal, assessor parlamentar do PSOL e atualmente trabalha no setor administrativo do diretório estadual do partido. É estudante de Educação Física.  

Beto Lopes (Avante) é o vice da chapa do candidato a prefeito Armando Sérgio (Avante). Natural do município de Correntes (Agreste Meridional), o empresário do ramo de serviços, Aluyrdes Alberto Lopes de Melo, reside no Alto da Bondade desde 1993. Beto Lopes é técnico em contabilidade e ao longo da sua trajetória profissional, exerceu as funções de zelador, estoquista, balconista de padaria, auxiliar de almoxarifado e vendedor de autopeças. Foi líder comunitário em Águas Compridas e através da sua luta conseguiu a construção de uma escola municipal no Alto da Macaíba. Tem 52 anos, é casado há 35 anos e pai de um filho. Já esteve filiado ao PSDB (2000) e ao antigo PTN (atual Podemos), em 2004, mas nunca disputou mandato eletivo. 

Gustavo Rosas é filiado ao PROS. Candidato a vice-prefeito da coligação “Mudança de Verdade” (PSL-PROS-PTC), encabeçada por Jorge Federal. É médico e está envolvido diretamente no movimento da categoria no Estado. No início da pandemia do covid-19 teve ação destacada, atuando no grupo “Médicos Solidários”, com atendimento e orientação à população de forma remota. É militante das causas ambientais, ligado ao Green Peace. Reside na Rua do Bonfim, no Sítio Histórico; é casado e pai de dois filhos. Disputou a Prefeitura de Olinda duas vezes: 2008, pelo PRP (incorporado ao Patriota) e 2016, pelo Partido Verde. Em 2018 disputou uma vaga de deputado federal, na coligação PSL-PRTB-PHS-PV. Já foi filiado ao antigo PPS (hoje, Cidadania). Este ano, lançou a sua pré-candidatura a prefeito e, numa pesquisa de intenções de votos realizada no início de julho pelo Instituto Potencial, aparecia com 2% de intenção de votos

Mecias Juvino da Silva, o “Irmão Mecias” (PMN) é o vice de Tota do V-8. Reside no bairro de Águas Compridas e já disputou uma eleição para vereador pelo antigo PRP (incorporado pelo Patriota). É técnico em contabilidade; comerciante, sub-oficial reformado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e membro da Assembleia de Deus em Águas Compridas. Tem um trabalho assistencial voltado à área de assistência à saúde. Como o PMN lançou uma chapa majoritária compartilhada, há outros dois co-candidatos a vice-prefeito: Luiz Gonzaga Pereira, conhecido como “Gonzaga do Bolo”, é comerciante e reside no bairro de Jardim Brasil Jardim I. Foi três vezes candidato a vereador, tendo obtido 2.028, 2.378 e 814 votos, respectivamente. O outro é o ex-jogador do Palmeiras (SP) e da Portuguesa de Desportos (SP), Wellington Rocha. É comerciante e dirigente do projeto social Restaurar Vidas, que atua no combate às drogas e assistência aos dependentes químicos, no bairro de Aguazinha, onde também reside. É casado e membro da Igreja Universal do Reino de Deus.   

Ênio Formigão (Democracia Cristã) – compõe a chapa da Direita olindense, ao lado de André Azevedo. Ênio Rogério Leite Guimarães tem 66 anos e mora em Olinda há 50. Pedagogo, professor de Educação Física e escritor. Foi diretor de diversos colégios públicos e privados na Marim dos Caetés. Atuou como técnico de basquetebol nos três maiores clubes da Capital, além de ter sido professor por 30 anos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e do Centro de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e na Polícia Civil. Cristão, defensor da pauta conservadora, atua na política olindense desde 1992, quando foi 1º suplente de vereador. Passou pela Secretaria de Administração do município (1993), Secretaria de Turismo de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município e foi diretor da Agenda 21 de Olinda. Presidiu a Federação Pernambucana de Basquetebol (2013-2017), foi membro do Conselho Estadual de Educação Física e é o atual presidente municipal do Democracia Cristã.

Márcio Antony Domingos Botelho (Solidariedade), 43 anos, é o atual vice-prefeito e candidato à reeleição na chapa do Professor Lupércio. É graduado em Direito pela Universidade Salgado Oliveira (Universo) e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). Possui atuação nas áreas criminal e previdenciária. 

Gabriel Alex (Partido da Causa Operária – PCO), compõe a única chapa pelo movimento “Fora Bolsonaro” na cidade de Olinda. É o companheiro da advogada previdenciária Marina Dias. Gabriel é vigilante de profissão e filiou-se ao PCO em 2018. As informações  estão numa matéria do Diário da Causa Operária, informativo do partido.

Patrícia Henry (MDB) ocupa a vaga de vice-prefeita da coligação (MDB-PTB-PRB), encabeçada pelo empresário Celso Muniz. Tem 28 anos e é engenheira civil. Segundo a assessoria, “desde cedo milita dentro do MDB e vem de uma família que tem história na política pernambucana. É sobrinha do deputado federal Raul Henry”. A assessoria informou que não estava autorizada a informar o bairro onde a candidata reside, mas garantiu que ela é “moradora da cidade de Olinda”.

Vivian Farias (PT) é a vice de João Paulo (PCdoB). Indicação do diretório nacional do PT, que anulou parcialmente a convenção municipal da legenda e invalidou a indicação do presidente municipal, Luiz Antônio “Lulinha”, para a vaga. É vice-presidente da Fundação Perseu Abramo. Segundo informações no portal do PCdoB, ela “é natural de Olinda. Já atuou como dirigente municipal, secretária de Comunicação do PT-PE e secretária nacional de organização da juventude do partido (…) assessorou diversas gestões públicas tanto no governo federal quanto no Congresso Nacional”.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: