maio
7

REFRIGERANTES E BENZENO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

AMANDA SEABRA
Após a constatação da Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor da existência de benzeno (substância potencialmente cancerígena) em marcas de refrigerantes comercializados no Brasil, o setor se manifestou sobre o tema. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) enviou uma nota à Imprensa afirmando que “a posição de diversos órgãos internacionais é que o benzeno em bebidas não constitui um problema de saúde pública”.
A nota diz ainda que as pessoas estão muito mais expostas ao benzeno através do contato com o próprio ar. E acrescenta que outros alimentos, como banana, abacate e manteiga de amendoim, também contêm a substância. A AmBev, empresa que responde pelo refrigerante Sukita Zero, que apresentou a maior concentração de benzeno na análise da Pro Teste, também se manifestou através de uma nota. No texto, a empresa informou que não teve acesso à pesquisa e que, por esse motivo, não poderia comentar o assunto.
A reportagem foi procurar um especialista para tratar o assunto. De acordo com o oncologista Rogério Brandão, o benzeno realmente encontra-se no rol das substâncias com potencial cancerígeno, entretanto ele afirma desconhecer os limites seguros de ingestão. “Dentro dos diversos tipos de cânceres, nenhum se associa com ingestão de refrigerantes. Alimentos charqueados, defumados e ensacados são ricos em substâncias carcinogênicas. Um perigo maior também é o uso abusivo de agrotóxicos e hormônios na agricultura e pecuária”, destacou o especialista.
A Pro Teste analisou 24 tipos de refrigerantes. Em dois deles, a Sukita Zero e a Fanta Lignt, os níveis da substância estavam muito acima do recomendável: 20 e 7,5 microgramas por litro respectivamente. A associação tomou como base a quantidade de benzeno tolerável em água potável, que é de 5 microgramas por litro.
Fonte: Folha de Pernambuco – http://www.folhaope.com.br

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: