dez
31

RETROSPECTIVA: OLINDA HOJE EM 2012

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags



“A cidade não para, a cidade só cresce (…)”, disse o saudoso poeta Chico Sciense. Nenhuma frase representa melhor Olinda em 2012 – um ano que ficará na história para nossa cidade. Muita coisa aconteceu e muito mais ainda irá acontecer até o último suspiro deste dia 31 de dezembro, lacrando na memória um ano marcado pela política, pela cultura e pela cidadania.  

Por ter sido um ano eleitoral, 2012 já começou em 2011, quando inevitavelmente a classe política antecipou-se no debate que culminou no pleito de outubro último, onde o xadrez político se alterou e, ainda que ironicamente, tenha a mesma aparência. Todavia, só 2013 saberá o resultado. 

Dentro desse cenário dinâmico, o Olinda Hoje consolidou-se como um dos principais veículos de informação da Marim dos Caetés. Dentro das limitações, porém revertidas pela boa vontade e o desejo de informar, o blog acompanhou, onde pôde, cada movimento da cidade de Olinda e publicou de maneira alegre e filtrada as notícias que configuraram no cotidiano olindense. Sem tirar os olhos, é claro, do que também acontecia em Pernambuco e no Brasil. E não é por acaso que o blog é lido diariamente por milhares de cidadãos  olindenses em vários lugares do Brasil e do mundo, seja no norte da América, seja no Leste Europeu. 

A seguir, o Olinda Hoje relembra alguns fatos deste ano tão marcante que foi 2012, que pôs o planeta no risco de destruição total – uma histeria coletiva que durou até o último dia 22 de dezembro, no qual amanhecemos todos vivos e, momentaneamente, livres das profecias Maia.

Janeiro – Já no primeiro mês do ano, com o título “Quem é quem para a eleição de outubro” (http://www.olindahoje.com/2012/01/quem-e-quem-para-eleicao-de-outubro.html), o Olinda Hoje, fez uma análise do debate político que duraria todo o ano e que havia sido iniciado já no ano anterior. Não só pela oposição, mas também pelas mesmas forças que acompanhavam o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), como foi o caso do PT, onde uma parte considerável do partido, da qual faziam parte a deputada estadual Teresa Leitão (presidente do diretório municipal) e Horácio Reis (vice-prefeito), movimentava-se publicamente pela candidatura própria. Naquela situação, o quadro político era bastante diferente do que terminou acontecendo em outubro. A oposição contava com dez partidos, entre eles o PSDB de Sérgio Guerra, que terminaria por dar um nó na ideologia da militância olindense, seja ela de esquerda ou de direita.

– No post “Ricardo Costa vai ou não vai” (http://www.olindahoje.com/2012/01/ricardo-costa-vai-ou-nao-vai.html), o blog já questionava aquilo que viria ser a grande decepção política, a jogada de toalha do candidato do PTC e seu adesismo imediato à situação, um baque na estrategia oposicionista.

– Mas não foi só de política que viveram os olindenses no primeiro mês de 2012. A cidade já respirava o carnaval e, entre tantas notícias sobre acertos de machas, o Olinda Hoje noticiou o homenageado do Carnaval 2012: “Germano Coelho e homenageado (http://www.olindahoje.com/2012/01/germano-coelho-e-homenageado.html) – um justo reconhecimento para quem foi um dos coordenadores do Movimento de Cultura Popular (MCP)) e prefeito de Olinda por duas vezes.

Pode-se dizer, que 2012 foi marcado por diversos casos de violência. Não é intenção nossa transformar este espaço numa revista policial, mas, diante das circunstâncias, alguns casos de grande repercussão foram aqui registrados. 

Fevereiro – Neste mês, aconteceu o assassinato, a facadas, do bispo anglicano, Robinson Cavalcanti, e da sua esposa, a professora Mirian Nunes Machado Cavalcanti (http://www.olindahoje.com/search?q=robinson+cavalcanti). O autor foi o filho adotivo do casal, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti.

Março – Registramos a busca, pela polícia, do menor desaparecido Heitor Tavares Mendes, de cinco anos, filho da professora Izaelma Cavalcante Tavares, que foi morta com cinco tiros disparados por seu ex-marido e pai de Heitor, o comissário de polícia Eduardo Moura Mendes (http://www.olindahoje.com/2012/03/policia-cerca-casa-em-busca-de-crianca.html). O crime aconteceu no dia 03 de dezembro de 2011. Em outubro passado, registramos a prisão do ex-policial foragido (http://www.olindahoje.com/2012/10/preso-ex-policial-que-assassinou-ex.html).

Abril – Nos deparamos, em abril, com o caso do trio de “canibais” (http://www.olindahoje.com/2012/04/encontrado-restos-de-vitima-de-canibais.html), formado por Jorge Beltrão Negromonte Silveira, a sua esposa Isabel Cristina Pires de Silveira e a amante, Bruna Oliveira Cristina da Silva. São suspeitos de terem matado oito mulheres, esquartejado e praticado rituais de canibalismo com os corpos das vítimas.

Maio – A Fundação Itaú Social, através do projeto Biblioteca Itaú Criança, doou kits com livros infanto-juvenis para escolas da rede municipal de Olinda (http://www.olindahoje.com/2012/05/bibliotecas-de-oito-comunidades-recebem.html). Foram oito kits, cada um com 100 livros, doados a escolas da rede municipal de ensino situadas nos bairros da Cidade Tabajara, Ouro Preto, Salgadinho, Jardim Fragoso, Bultrins, Bairro Novo, Águas Compridas e Caixa D’Água. 

– Ainda nesse mês de maio, os agentes de trânsito fizeram uma homenagem à colega Joseane Oliveira, assassinada cinco anos atrás. Em sua homenagem, foi instituído o Dia do Agente de Trânsito de Olinda, comemorado em 27 de maio. Na manhã do dia seguinte foi feita uma caminhada, saindo da Praça Barão do Rio Branco até a Praça do Carmo. A morte de Joseane aconteceu no dia 27 de maio de 2007, no Bairro Novo. 

Junho –  Era o mês das convenções municipais e o Olinda Hoje já comentava sobre a corda bamba em que tentavam se equilibrar seis vereadores: já se previa que a renovação na Câmara seria de mais de 50% e que estavam ameaçados de não retornarem, em 2013 (http://www.olindahoje.com/2012/06/seis-vereadores-estao-na-corda-bamba.html), os vereadores Jorge Prestanista (PRTB), Jorge Federal (PSD), Nino Lins (PCdoB), Alexandre Maranhão (PDT), Alexandre Correia (PP) e Ubiratan de Castro Júnior (PTB). Dessa lista, só quem escapou foi Jorge Federal.

– Começaram a cair as candidaturas de oposição ao prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). PT confirmou a manutenção da aliança e o apoio à reeleição do comunista (http://www.olindahoje.com/2012/06/pt-mantem-o-apoio-renldo.html) e indicou nome dvereador EnildArantes para a vice. O PPS retirou a pré-candidatura do médico Gustavo Rosa para apoiar Alf, que dias depois traiu a todos e embarcou no trem de Renildo.


– Na tarde do dia 29, penúltimo dia para a realização das convenções, o Olinda Hoje anunciava, com exclusividade, a possibilidade do deputado estadual Ricardo Costa (PTC) retirar a candidatura à Prefeitura. Não deu outra! No dia 30, o parlamentar anunciou o recuo e o apoio a Renildo Calheiros. Os comentários na cidade eram de que a saída da disputa implicava uma negociata que incluía a abertura das portas de uma secretaria estadual para Costa e a entrega de cinco municípios para turbinar e garantir a sua reeleição, em 2014 (http://www.olindahoje.com/2012/06/candidato-de-mentirinha-costa-cai-nos.html).

– O fato cultural do mês, foi a preparação da maior tapioca de Olinda, com mais de um metro de comprimento, idealizada pela Associação das Tapioqueiras e Artesãs do Alto da Sé, com o apoio da Prefeitura de Olinda (http://www.olindahoje.com/2012/06/maior-tapioca-de-olinda-sera-preparada.html). A tapioca gigante foi servida aos visitantes. 

Julho  – A comunidade do Amaro Branco  ganha uma TV comunitária. A primeira exibição da TV Amaro Branco aconteceu na Praça Ismael Félix da Silva, a principal do bairro. O veículo de comunicação foi criado durante a formação em audiovisual da Plataforma de Comunicação Amaro Branco (PCAB), ao longo de sete meses (http://www.olindahoje.com/2012/07/amaro-branco-ganha-tv-comunitaria.html).

Agosto – Foi comemorado o Dia estadual do Maracatu, estabelecido em 1997. A data foi festejada na noite do dia 1º de agosto, pela Prefeitura da cidade. A concentração para os festejos ocorreu no Mercado da Ribeira e o cortejo contou com a participação dos grupos de maracatu Leão Coroado, Nação Camaleão, Estrela de Olinda, Tigre, Nação de Luanda, Maracambuco, Badia e Axé de Lua e Nação Pernambuco (http://www.olindahoje.com/2012/07/hoje-e-o-dia-do-maracatu-tem-festa-no.html).

Setembro – O prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) anunciou, durante entrevista na Rádio Jornal AM (780 Khz), que Olinda vai ganhar um shopping center, em Casa Caiada – um  empreendimento com 240 lojas e mais dois hotéis, que vão gerar cerca de mil empregos diretos. (http://www.olindahoje.com/2012/09/renildo-anuncia-construcao-de-um.html).

– A Igreja do Santíssimo Salvador, conhecida como Igreja da Sé, no Alto da Sé, ganhou uma réplica do Cristo Redentor, com três metros de altura e um metro e meio de largura, feito de pedra-sabão. O monumento foi um presente da Arquidiocese e do Estado do Rio de Janeiro, em comemoração ao aniversário do Cristo Redentor. A imagem foi acolhida pelo arcebispo de Olinda e do Recife, Dom Fernando Saburido, durante uma missa  realizada no dia 30 (http://www.olindahoje.com/2012/09/igreja-da-se-ganha-repica-do-cristo.html).

Outubro – No dia 06, após quase um ano de intensas campanhas, as urnas eleitorais são abertas e trazem novidades: nove caras novas no legislativo olindense (http://www.olindahoje.com/2012/10/vereadores-eleitos-em-olinda-2012.html). Sete vereadores não conseguem se reeleger (dois desistiram da disputa: André Avelar e João Luiz) e duas mulheres conquistam assento na Casa Bernando Vieira de Melo (http://www.olindahoje.com/2012/10/novidade-duas-mulheres-na-camara-de.html). 

– Em mais de 400 anos de funcionamento, apenas quatro mulheres haviam assumido vagas na Câmara de Olinda: Eliete Leite, Ceres Figueiredo, Anabela Moraes e Jacilda Urquisa. Em 2013, teremos Mônica Ribeiro (http://www.olindahoje.com/2012/11/monica-ribeiro-aposta-na-parceria.html) e Graça Fonseca (http://www.olindahoje.com/2012/11/uma-graca-de-vereadora.html). Serão a quinta e sexta mulheres no legislativo.

– Nesta eleição houve muitos vencedores e muitos perdedores (http://www.olindahoje.com/2012/10/vencedores-e-vencidos-na-eleicao-em.html). Entre os vencedores estão Nido Guabiraba  (http://www.olindahoje.com/2012/10/persistencia-tem-nome-nido-guabiraba.html) e Fernando de Mãe Jane (http://www.olindahoje.com/2012/11/demorou-mas-chegou-hora-de-fernando-mj.html) que já vinham tentando uma vaga na Câmara há pelo menos 20 anos.

– Em 2012, houve também leilão de virgindade. Foi em outubro (http://www.olindahoje.com/2012/10/virgindade-de-brasileira-comprada-em.html). A brasileira Catarina Migliorini leiloou a sua virgindade, alegando que a “venda” estava associada a um projeto social. Conseguiu um lance de 600 mil euros – cerca de R$ 1,5 milhão – para perder a virgindade a bordo de um avião, durante um voo da Austrália ou da Indonésia com destino aos Estados Unidos, de forma a não violar nenhuma lei nacional. 

Novembro – No dia 08 do mês, uma operação da Secretaria de Defesa Social cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão domiciliar. Era a Operação Alvorada (http://www.olindahoje.com/2012/11/operacao-alvorada-18-prisoes.html), que somou entre os detidos três policiais: um soldado da radiopatrulha, um cabo do 21° Batalhão da Polícia Militar de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e o sargento reformado José Arcelino de Lima. As quadrilhas atuavam nas cidades de Olinda, Paulista, Recife, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Limoeiro. Os mandados foram expedidos pela 3° Vara Criminal de Olinda e a operação contou com a participação de 170 policiais. A Delegacia de Peixinhos, o Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS) e o Núcleo de Inteligência do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) foram responsáveis pelas diligências policiais. 


– No penúltimo mês de 2012 também tivemos dois grandes eventos culturais de expressão nacional: a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto (http://www.olindahoje.com/2012/11/programe-se-fliporto-acontecera-de-15.html); e a 10ª edição do Festival Multicultural Cena Brasil. O primeiro, que homenageou o escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, aconteceu de 15 a 18 de novembro, na Praça do Carmo. Atraiu mais de 100 mil pessoas. Já o Cena Brasil (http://www.olindahoje.com/2012/10/cena-brasil-2012-divulga-programacao.html) movimentou a cidade nos dias 24 e 25 de novembro, na Praça do Fortim, com a apresentação de bandas e grupos selecionados com base em critérios que buscaram apresentar aos olindenses e visitante o que há de ‘novo’ e resgatar as tradições e brincadeiras da musicalidade da nossa gente.

Dezembro – A gafe do ano ficou por conta da Prefeitura de Olinda, que esqueceu de homenagear Euclides Francisco Amâncio, o Bajado, no dia do seu centenário de nascimento, ocorrido no dia 09 de dezembro (http://www.olindahoje.com/2012/12/hoje-comemora-se-o-centenario-de.html). Gezelda Pereira Amâncio (“Déda”), filha do artista, falecido em 1996, demonstrou a sua tristeza com a indiferença da administração do prefeito Renildo Calheiros (http://www.olindahoje.com/2012/12/prefeitura-esquece-de-homenagear-o.html)


A única homenagem feita ao artista ficou por conta de uma produção artística dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Olinda   (http://www.olindahoje.com/2012/12/estudantes-da-eja-fazem-releitura-de_4.html), participantes do Projeto Revivendo Bajado, que realizaram trabalhos e expuseram  no auditório Nelson Correia, na Secretaria Municipal de Educação. A autoria do projeto foi das professoras Maria do Carmo Pontes e Maria de Fátima Guerra, que também produziram um vídeo, disponível no You Tube (http://www.olindahoje.com/2012/12/hoje-comemora-se-o-centenario-de.html).

Isso foi um pouquinho de 2012, que está quase acabando. Mas calma: muita coisa ainda pode acontecer até a meia noite, como, por exemplo, o prefeito Renildo Calheiros quebrar o silêncio e anunciar a sua equipe de governo, que irá ajudar a tocar o seu projeto político nos próximos quatro anos. No mais, aguardemos, pois Olinda não pára. E não vai ser no último dia de 2012 que ela vai nos deixar sem novidades.

Texto: Alexandre Acioli, com colaboração de Marabá Soares

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: