maio
3

RIO BEBERIBE SERÁ REVITALIZADO

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Após 30 anos esquecido pelo poder público, o rio que corta a Região Metropolitana do Recife (RMR) em 23 quilômetros, finalmente está recebendo a atenção que merece. O rio Beberibe, que nasce no município de Camaragibe e  corta trechos do Recife e de Olinda, vai ser revitalizado. As  obras de dragagem ocorrerão numa extensão de 13 quilômetros.

O projeto de revitalização, orçado em R$ 63 milhões, com recursos do Governo do Estado a partir de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal (CEF), promete mudar não só a situação em que o rio se encontra, mas também a rotina da população ribeirinha e pesqueira da região atingida. Comunidades como Passarinho, Ilha do Maruim, Cai­xa D’Água, Varadouro, em Olinda, e Campina do Bar­reto e Cajueiro, no Recife, poderão viver com mais tranquilidade.

O projeto prevê maior controle das águas que passam por essas áreas, tanto no alargamento entre as margens como também na revitalização ambiental. As obras foram divididas em duas etapas, sendo a primeira em 2,3 quilômetros de rio, no trecho do Porto do Recife até a Avenida Olinda. Nesse primeiro momento, foram investidos R$ 16 milhões. Já a segunda etapa segue até a BR-101, em Dois Irmãos, um trajeto de 10,7 quilômetros será revitalizado, completando o valor do orçamento.“Hoje temos quase que uma barragem na foz do rio, impedindo-o de seguir o seu percurso. Vamos começar a dragagem até a Avenida Olinda, a ponto que terminamos o projeto executivo para fazer também a recomposição da margem”, explicou o governador Eduardo Campos, durante visita ao canteiro de obras.

A primeira etapa tem conclusão prevista para dez meses. Já a segunda, em 25 meses. O alargamento das margens será uma grande novidade para as águas do Beberibe. Alguns trechos contarão com um distanciamento entre um lado e outro de quase 80 metros. Essa maior distância será na confluência do rio com o Canal da Malária, que corta os bairros de Ou­­ro Preto, Jardim Brasil, Vila Popular, Varadouro, Santa Tereza e Salgadinho.  encontro com a comissão de moradores. A intenção é que a população tenha acesso ao ritmo das obras.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: