nov
1

1.048 candidatos “ficha suja” proibidos de concorrer nas eleições 2020

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eleições 2020     Tags , ,

Ao menos 1.048 candidatos às eleições 2020 tiveram seus registros negados pela Justiça Eleitoral por não se enquadrarem nos critérios de corte da Lei da Ficha Limpa. O número, consultado ontem (31.10.2020) pela reportagem do Poder360 na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representa 61% do total de candidaturas barradas com base nessa mesma lei nas eleições municipais de 2016.

A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor em 2010. Ela torna inelegíveis os políticos que tiveram o mandato cassado ou foram condenados em 2ª Instância em processos criminais ou eleitorais nos oito anos anteriores à eleição.

A maioria dos candidatos tiveram o registro rejeitado com base nessa lei e tenta disputar o cargo de vereador (926). São 45 postulantes a prefeito e 47 candidatos a vice-prefeito barrados pelo mesmo motivo.

O PSD, do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab, é o partido com maior número de candidatos considerados ficha suja pela Justiça Eleitoral até aqui: 86. Na sequência aparece o MDB, do ex-presidente Michel Temer, que teve 83 filiados impedidos de ir às urnas. depois vêm o PL (66), PSL (61) e Democratas (59). O PT de Lula e José Dirceu tem 55. O PSB e o PCdoB, do governador e da vice-governadora de Pernambuco, Paulo Câmara e Luciana Santos,  aparecem com 51 e 17 respectivamente.

O levantamento do Poder360 considerou apenas os candidatos com situação de registro indeferido. O TSE lista ainda 1.335 candidaturas “indeferidas com recurso“, classificação que ainda permite que o candidato receba votos. Essa situação ocorre quando, por exemplo, o candidato teve o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários rejeitado, mas recorreu contra a decisão.

O número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa ainda deve aumentar. Em setembro, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, entregou ao TSE uma lista com 7.354 gestores públicos que foram considerados inelegíveis pela Corte de Contas. Grande parte desses nomes não está concorrendo a nenhum cargo neste ano, mas a relação pode facilitar a identificação de eventuais fichas sujas.

Fonte: Poder360

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: