out
26

Saúde do Estado informa que aumentou testagem do covid-19

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Saúde     Tags , ,

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, desde o início da pandemia do covid-19, tem ampliado a capacidade de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado “padrão ouro” para esse tipo de doença. Mas quem vai ao Centro d Convenções em busca do teste encontra longas filas e muita demora.

A SES-PE disse, através de nota, que “constantemente tem reforçado estratégias para garantir o acesso à testagem, que pode ser feita por todos os pernambucanos que possuem sintomas da doença, mesmo leves, ou aqueles que tiveram contato com casos confirmados, mesmo estando assintomáticos”.

Segundo o Governo, para fazer o exame, a população pode acessar o Atende em Casa. Ao todo, 146 municípios aderiram a esse tipo de marcação, com data e hora agendados. Na nota, a SES-PE informou que há quatro centros de testagem sob gestão estadual, entre eles, o do Centro de Convenções, em Olinda. 

Ainda de acordo com o Estado, desde o início de julho, a população também pode se dirigir espontaneamente ao posto avançado de testagem para covid-19 no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista (Recife), a marcação é feita pelo Atende em Casa.

Para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, há centro de testagem na sede da Secretaria de Educação e Esportes, na Avenida Afonso Olindense, 1.513, na Várzea. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O agendamento é pelo Atende em Casa.

A Secretaria informou que todos os seus centros de testagem realizam os exames do tipo RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas. Também é oferecido o teste rápido para casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72 horas desde o desaparecimento dos sintomas. Esses também são ofertados pelas redes municipais.

Fonte: G1

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: