nov
4

Saúde em todo lugar é o lema do candidato Guto Santa Cruz

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Valorizar os profissionais de saúde, assim como a atenção básica e a prevenção em saúde são prioridades do plano de governo do candidato à Prefeitura de Olinda, Guto Santa Cruz (PDT). Buscar a cobertura universal do Programa Saúde da Família no município é meta, mas também uma é viagem ao passado. O modelo trazido das experiências de sucesso de Cuba, chegou ao Brasil em 1993, mas em Olinda ainda há áreas sem cobertura do programa, quando deveria estar em todo lugar.

Apesar de ser uma política de Estado e um dos pilares do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), Olinda ainda precisa fortalecer os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Hoje, nos postos de saúde da cidade faltam médicos, enfermeiros, técnicos e o mais grave, medicamentos como Sinvastatina, assim como diuréticos e vasodilatadores, essenciais ao controle da hipertensão arterial, uma das principais comorbidades causadora de mortes no Brasil e no mundo. Para resolver o problema, Guto pretende fortalecer a farmácia popular e garantir a distribuição gratuita de medicamentos específicos.

“Quem precisa de médico deve ter atendimento perto de casa e de forma rápida e eficiente. Passar um ano à espera de marcação para ser atendido por um especialista tão necessário quanto um cardiologista, ou aguardar mais de 24 meses para conseguir realizar uma endoscopia pode definir sob a vida saudável ou não dos olindenses, que hoje procuram um atendimento na rede pública municipal de saúde, vamos mudar essa realidade”, promete Guto.

Para o candidato, algumas ações são estruturantes, como combinar as ações específicas de saúde com os trabalhos nas áreas de infraestrutura urbana e saneamento, além de fortalecer e ampliar a rede de proteção dos CAPS, de forma integrada com a rede de assistência social do município. Para o servidor, Guto quer implantar o Centro de Formação de Profissionais da Saúde de Olinda, e criar o aplicativo “Você com Saúde”, para facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais, compartilhar informações, assim como direitos e serviços.

Em relação à infraestruturas, o prefeiturável promete finalizar e fazer funcionar a UPA de Rio Doce, com a implantação de nova base do Samu na unidade e garantir um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para cada RPA. Reformar e ampliar as policlínicas dos bairros, modernizar e recuperar a Maternidade Brites de Albuquerque, assim como fazer a readequação e ampliação da UPA Gregório  Bezerra, também são metas para os quatro anos de gestão.

O candidato também pensa fortalecer a política de saúde voltada para os grupos populacionais específicos, como as crianças, os jovens, idosos, mulheres, homens, portadores de deficiência, pessoas LGBTQIA+ e população negra. Um projeto inovador é garantir acompanhamento psicológico para pessoas que realizam cirurgias bariátricas, visto o número crescente de complicações posteriores ao procedimento, como comportamentos compulsivos, depressão e, em casos extremos, o suicídio. “Vou firmar um termo de compromisso com esse público nos próximos dias, queremos cuidar do olindense de forma completa, do corpo e da mente”, conclui.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: