maio
13

SECRETÁRIA NEGA QUE SÍTIO HISTÓRICO ESTEJA EM MÁS CONDIÇÕES

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A atual secretária de Educação de Olinda, que anteriormente esteve à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Márcia Souto, disse hoje (13) pela manhã, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco para discutir a falta de manutenção do Sítio Histórico e a possibilidade de perda do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, que, apesar de o problema existir, o risco da cidade perder o título de patrimônio imaterial não existe. “Olinda não é uma cidade fácil de administrar, pois tem o título de patrimônio histórico, mas não possui nenhum recurso a mais por isso. Existem problemas, mas a própria Unesco emitiu um comunicado informando que o município encontra-se em um momento de melhor estado de conservação”, relatou. Ela chegou a ler um trecho do comunicado do órgão e ainda ressaltou o fato de haver uma conscientização nas escolas da rede de educação sobre a importância de preservar a cidade.

A realização da audiência pública (http://www.olindahoje.com/2013/05/audiencia-publica-discute-abandono-do.html) foi solicitada pela deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), após o Ministério Público de Pernambuco ter enviado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) um parecer informando que 25% das residências do Sítio Histórico de Olinda estão descaracterizadas.

Também presente à audiência, o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Felipe Razeina, o Sítio Histórico de Olinda não está em más condições. “A Unesco trabalha com avaliações periódicas e não houve nenhum alarde deles em nossa direção”, informou o técnico, declarando, ainda, que outro documento foi encaminhado pelo Iphan e pela própria Prefeitura, no final de 2012, apontando os pontos fracos a serem trabalhados. “Há interesse em melhorar a situação, mas não podemos apenas penalizar os habitantes, pois quem vive no lugar já sofre com várias limitações”, disse.

Há muitos problemas a serem resolvidos na Cidade Alta, como a coleta de lixo, a falta de segurança, sinalização dos monumentos históricos e a circulação de grandes veículos de transporte circulando pelo Sítio  Histórico, provocando o “afundamento” dos terrenos. 

No fim da audiência foram feitos dois encaminhamentos pela presidente da mesa de debates, a deputada estadual Tereza Leitão: retomar o sistema de fiscalização e implantação de uma campanha de conscientização junto aos moradores. 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: