out
10

‘SOBRAL – O HOMEM QUE NÃO TINHA PREÇO" TERÁ SESSÃO PARA CONVIDADOS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

“Sobral – O Homem Que Não Tinha Preço”, que estreia em circuito nacional no dia 1º de novembro, terá pré-estreia especial para convidados no Recife, na próxima terça-feira (15). Com o apoio cultural da OAB-PE, a sessão será realizada no Cinemark do Shopping Rio Mar (Avenida República do Líbano, 251 – Pina), com início às 21h. “A exaltação do exemplo do jurista Sobral Pinto como referência ética para a advocacia chega em boa hora”, destacou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.


O filme, que tem produção executiva de Augusto Casé e direção de Paula Fiuza, neta do jurista Sobral Pinto, chega às salas de cinema com distribuição da Serendip Filmes (Art Filmes). O documentário retrata a trajetória de uma das figuras mais importantes da história recente do Brasil, o advogado que, na luta por justiça e democracia, ousou desafiar até mesmo o período da ditadura brasileira.


“Sobral” resgata a biografia de Heráclito Fontoura Sobral Pinto desde seus embates, o combate aos abusos do regime militar (1964-1985) e do Estado Novo (1937-1945), num registro do que sempre foi uma constante na sua vida. O jurista colocava a defesa dos direitos humanos sempre em primeiro lugar.


Mesmo com convicções ideológicas contrárias e combatente do comunismo, defendeu Luiz Carlos Prestes e Harry Berger, líderes da Intentona Comunista de 1935, em uma causa histórica, em que procurando livrar Harry das condições desumanas que estava sendo submetido na prisão pela ditadura de Getúlio Vargas, utilizou a Lei de Proteção aos Animais para defender seu cliente.


O filme toma como ponto de partida a descoberta de arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar contendo registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, a voz que mais se destaca é a de Sobral. Com depoimentos de personagens como Luiz Carlos Prestes e sua filha com Olga Benário, Anita Leocádia, salva do regime nazista com a ajuda do jurista, de Zuenir Ventura e do próprio Sobral, o documentário ressalta a coragem, a ética e a luta incansável de um dos maiores advogados defensores dos direitos humanos da história do Brasil. Depoimentos da esposa do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, dona Magdalena Arraes; e do advogado e vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT), ganham destaque no filme.


A idealização do projeto partiu de uma inquietação da diretora e neta do jurista, Paula Fiuza, que pensava na figura emblemática do avô e percebia que a história dele tinha poucos registros e a sua memória estava se apagando. Resgatar a figura real e possível de um homem que não se vendia por preço algum e que lutava incansavelmente pelo que acreditava, independente dos prejuízos pessoais que isso pudesse lhe trazer, era o objetivo principal da diretora.


Dessa forma, por estar presente na história de Sobral, Paula optou por se colocar pessoalmente narrando a abertura do filme, dando uma dimensão humana para a figura do avô e não meramente documental, utilizando-se da própria experiência nas Diretas Já, ao ouvir Sobral discursando para uma multidão em defesa da democracia brasileira.


“Este viés pessoal que demos ao documentário só enriquece. Abrimos e fechamos o filme sob o ponto de vista de uma espectadora da história do Brasil, que até então era só neta do Sobral. A própria neta que, até as Diretas Já, não conhecia a fundo o valor do avô para a história do país”, destaca Augusto Casé, produtor executivo do longa. “Já no final, quando há o cenário do Congresso Nacional, falamos do quanto figuras como Sobral fazem falta, do quanto estamos precisando de um Sobral Pinto, que estes espíritos mágicos, de homens de honra, verdadeiros líderes, deviam baixar nos nossos atuais políticos”, completa Casé.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: