dez
4

SUS VAI DISTRIBUIR NOVOS MEDICAMENTOS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde incluiu na lista de remédios fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o medicamento Palivizumabe, usado na prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR) em bebês prematuros e crianças de até 2 anos com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Com a medida, o Ministério terá um prazo de 180 dias para disponibilizar o remédio nas unidades do SUS em todo o País. O vírus sincicial respiratório é um dos principais responsáveis por casos de bronquiolite e pneumonia em crianças de até dois anos.

A partir de 2014, outros dois medicamentos utilizados por pacientes que tenham feito transplantes também passarão a ter distribuição gratuita pelo SUS. Os remédios serão produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial do governo de São Paulo. A produção será possível graças a uma parceria com o laboratório Novartis, que garantirá transferência de tecnologia para a fabricação dos produtos.

Cerca de 28 mil pessoas que utilizam o Micofenolato de Sódio e o Everolimo para evitar a rejeição do órgão transplantado serão beneficiadas pela parceria. O Estado de São Paulo é responsável por 50% dos transplantes feitos em todo o País, tendo sido feitos 1.026 de rim e 60 de coração no período que vai de janeiro a setembro de 2012.

O Brasil tem um dos maiores programas de transplantes de órgãos do mundo, muito bem-sucedido, fazendo transplante de rim, fígado, coração, pulmão, ossos, pele e córnea. Quando começaram os transplantes, o maior problema não foi a técnica cirúrgica e sim a rejeição. Aí surgiram os imunossupressores e os transplantes caminharam em ritmo extremamente positivo.

Fonte: Agência Brasil

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: