ago
5

UMA ANÁLISE DO IDHM OLINDENSE

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags

Jadson Nunes

Impressionante os dados que avaliam o IDHM das cidades pernambucanas (http://www.olindahoje.com/2013/07/olinda-entre-melhores-cidade-de.html). Porém é difícil aceitar alguns resultados apresentados se confrontados com a realidade nua e crua à qual nos deparamos aqui em Olinda.

No mesmo momento que a cidade se posiciona numa pesquisa qualitativa, numa posição de destaque, vemos um contrate nos noticiários dos diversos veículos de comunicação, onde são mostradas uma educação carente de investimentos, uma saúde precária e a ausência de uma oferta de empregos na cidade. Não dá para acreditar num resultado desse, hajam vistos alguns pontos que se seguem:

1º – A maior parte dos moradores de Olinda se desloca para outras cidades para trabalhar. Oportunidades de empregos no próprio município são mínimas, quase inexistentes. O turismo que deveria fomentar maior parte da economia local está entregue às traças. Sequer há uma sinalização eficiente na cidade, sem falar na má preservação dos nossos monumentos, a exemplo do Mercado Eufrásio Barbosa (Varadouro) e do Farol, no bairro de Amaro Branco.

2º – A rede de assistência à saúde é bem deficitária. Enquanto uma maternidade municipal recebe mais de R$ 800 mil e realiza em média 50 partos no mês, um hospital da dimensão do Tricentenário recebe apenas R$ 100 mil para realizar 550 atendimentos no mesmo período, além dos outros atendimentos de urgência oferecidos na unidade, que não é da prefeitura. A população dispõe de um falso sistema de atenção à saúde da família, não por causa dos profissionais que o compõe, mas pela falta de suporte ao programa por parte da Secretaria.

3º – Acesso à Educação. Até hoje, as crianças olindenses esperam os kits escolares de 2013 (http://www.olindahoje.com/2013/07/a-pessima-situacao-da-educacao-em-olinda.html). Será que é preciso comentar mais alguma coisa?

4º Lazer – A orla de Olinda ainda pena com os transtornos das obras de sua requalificação, paralisadas e inacabadas. AS nossas praças estão abandonadas. Equipamentos de lazer são apenas sonhos.

Pois bem, se alguém tiver algum dado novo que possa justificar tal avaliação, fique à vontade e nos apresentem essa Nova Olinda.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
O grande dia está aqui.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 613 outros assinantes

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: